segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Domingo é logo ali.




http://vendovotoavista.blogspot.com/

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Arte cênica.

Arte Cênica é uma forma de arte apresentada em um palco ou lugar destinado a espectadores. O palco é compreendido como qualquer local onde acontece uma representação, sendo assim, estas podem acontecer tanto em praças como em ruas.
A arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança.

A Arte Cênica ou Teatro divide-se em cinco gêneros: Trágico, Dramático, Cômico, Musical e Dança.

O gênero Trágico imita a vida por meio de ações completas.

O Drama descreve os conflitos humanos.

A comédia apresenta o lado irônico e contraditório.

O Musical é desenvolvido através de músicas, não importa se a história é cômica, dramática ou trágica.

A dança utiliza-se da música e das expressões propiciadas pela “mímica”.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 19 de outubro de 2010

SÉRIE : Dicioteatro

(Do grego skênê: barraca, tablado)

Francês: scène. Inglês: stage. Alemão: Bühne. Espanhol: escenario.

O skênê era, no início do teatro grego, a barraca ou a tenda construída por trás da orquestra. Skênê, orchestra e theatron formam os três elementos cenográficos básicos do espectáculo grego; a orquestra ou área de actuação liga o palco do jogo e o público.

O skênê desenvolve-se em altura, contendo o theologeion, ou área de actuação dos deuses e heróis, e em superfície com o proscenium, facahada arquitectónica que é ancestral do cenário mural e que dará mais tarde o espaço do proscénio.

O termo cena conhece, ao longo da história, uma constante expansão de sentidos: cenário, depois área de actuação, depois local da acção, e, finalmente, o sentido metafísico de acontecimento brutal ou espectacular (“fazer uma cena a alguém”).

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Um Surto Shakespeariano!!!!



Entre neste buzão que você é o motorista e também o cobrador, seja sensato, os passageiros são suas pernas, suas mãos a passagem o combustível é seu sangue, o asfalto é o vaso condutor, sua estrada é tua coragem e o coração que pulsa é o motor.
Sim, todos nós somos movidos por ele, através dele filtramos todas as possibilidades de nossas vidas, através dele também conhecemos nossa própria verdade,vivemos no paradoxo trivial, quebramos o paradigma vital, e evidente fatal, intimo de nossa mediocridade, descobrimos uma nova realidade virtual.
Sem extremos e covardia, ele é nosso único amparo, nos faz sentir o doce e engolir á seco o amargo, não é arroz doce salgado, nem doce de giló gratinado.
Ele nos faz acreditar, nos faz pensar, nos faz sentir, nos faz amar o dia a dia e ser sempre cúmplice de si mesmo, um eterno predestinado, talvez ao tudo, talvez ao nada, tudo vira aprendizado, este momento não acontece por nada já dizia o ditado.
Talvez não era isso que você procurava, não era isto que você queria, ou tanto faz, Suas mãos teclaram num site, e num instante é quase como um insigth, bateu de frente com o texto e o argumento te tornou capaz, te completou, te fez ler parar e pensar, analisar, contemplar e refletir, extrair o melhor e depois utilizar o conteúdo na cena a seguir.
Até mesmo estes pequenos atos sem ele, nada faria sentido, ele é a carne contra a navalha, é vilão na mente de um canalha, é a prisão da alma de um bandido, é o instinto coletivo de uma colméia que não tem falha, friamente calculado o tempo o espaço, e até a batalha.
O intangível, o ser invisível de cada um, senso comum, ou talvez caótico, sim ele quem te guia neste mundo cheio de estereótipo, te fornece futuro e esperança, com ele sempre por perto, você volta com tudo nos tempos criança, e se tiver que correr, você prefere entrar na dança.
Ele te prega varias peças e é você quem escreve, dirige e atua.
A pergunta e simples dele pra você: qual é tua? ele é o único que não te deixa na platéia, te envolve em mil paixões, condensa seu pensamento , transforma o momento.
Ele é nada mais nada a menos, que um ser que vive com você, pra você, por você, este ser que está te envolvendo neste momento memorável, o nome dele te garanto que é incomparável, ele amável, é diferente, deve soar um tanto quanto estranhamente, estou acabando arrematando a ultima parte , com o poema quase pronto se você gostou é algo a parte na catarse emocional, o buzão segue mas eu desço no próximo ponto, neste momento, vou revelar o nome dele, ele se chama Sentimento e pronto.

Leandro Alves